
Maestro Titular e Diretor artístico
Hugo Miguel Ramos Oliveira iniciou os seus estudos musicais aos sete anos de idade na Caius Music, na classe de órgão contemporâneo. Aos catorze anos, entrou no Conservatório Regional de Gaia, para a classe de trompete do Prof. José Ferreira, tendo transitado, a partir do segundo ano, para a classe do professor Fernando Ribeiro, concluindo o 8º grau com 18 valores.
Foi laureado com o 1º prémio no 2º Concurso Interno da Fundação Conservatório Regional de Gaia, na Categoria A de instrumento, com a pontuação de 19 valores.
Participou nas seguintes orquestras: Orquestra Clássica Juvenil Bracara Augusta nos anos de 1997, 1998, 1999 e 2000, sob a direção do Maestro António Baptista; Orquestra Portuguesa das Escolas de Música (O.P.E.M.) em 1998, 1999 e 2000, sob a direção do maestro Leonardo de Barros e do maestro Arnold Allum; na Orquestra Nacional de Sopros dos Templários sob a direção do maestro António Saiote.
Participou em master classes de trompete orientadas pelos professores Charles Buttler, Pasi Pirinen e Kevin Wauldron.
Trabalhou, ao nível orquestral, com os maestros Leonardo de Barros, Ivo Cruz, António Baptista, Mário Mateus, Arnold Allum, Florian Tutan, Omri Hadari, Marc Tardue, Ferreira Lobo e António Saiote.
Frequentou master classes em direção de orquestra de sopros com os maestros Steven Davis, José Rafael Pascual Vilaplana, Felix Hauswirth e Paulo Martins.
Terminou o 3º ano do bacharelato da disciplina de trompete, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, com a classificação de 17 valores, na classe do Prof. Kevin Wauldron, e obteve em 2013 a licenciatura em Direção de Orquestra de Sopros na ESML (Escola Superior de Música de Lisboa) sob a orientação do professor Alberto Roque. Frequentou o 1º ano do Mestrado em direção de banda na Universidade de Aveiro sob a orientação dos maestros professores Vassalo Lourenço, Luís Carvalho e André Granjo.
Desde Dezembro de 2004, faz parte dos quadros da Banda Sinfónica do Comando Geral de Lisboa da Guarda Nacional Republicana.
Foi maestro e responsável artístico da Banda Musical de Avintes ACMA entre Abril de 2006 a Setembro de 2009, e da Banda Marcial de Fermentelos entre Outubro de 2009 e Outubro de 2014, coletividade a que regressou em Julho de 2015.

Maestro Assistente
José Carlos Pereira Almeida nasceu em Aveiro, em 1984, e iniciou a sua formação musical aos sete anos de idade na Associação de Instrução e Recreio Angejense – Banda de Angeja.
Prosseguiu os seus estudos na Escola Profissional de Música de Espinho, onde ingressou em 2000 no Curso de Percussão. Em 2004 foi admitido na Academia Nacional Superior de Orquestra, no Curso de Instrumentista de Orquestra – Percussão, na classe dos professores Richard Buckey, Rui Gomes e Pedro Silva. Ao longo do seu percurso académico participou em diversas masterclasses e ações de aperfeiçoamento artístico com reconhecidos percussionistas nacionais e internacionais, enriquecendo a sua formação musical e interpretativa.
Licenciado em Música – Percussão, ramo de Interpretação, pela Universidade de Évora, desenvolveu uma sólida carreira enquanto percussionista, colaborando com algumas das mais prestigiadas orquestras portuguesas, entre as quais a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música e a Orquestra Filarmonia das Beiras.
Desde 2005 integra o Serviço de Música do Exército Português, onde desempenha funções de percussionista até ao presente.
Paralelamente à atividade artística, tem desenvolvido um relevante percurso pedagógico, tendo lecionado Percussão no Conservatório de Música de Santarém (2011–2013), no Conservatório de Música de Sintra (2012–2013), no Conservatório de Música de Águeda (2013–2022) e na Escola de Música da Banda de Angeja (2013–2025). Desde 2013 é professor da classe de Percussão da Escola de Música da Banda Marcial de Fermentelos, desempenhando um papel importante na formação de várias gerações de jovens músicos.
O seu interesse pela direção musical levou-o a aprofundar competências nesta área, frequentando desde 2023 a Band Conducting Academy, sob orientação do maestro Paulo Martins. Entre 2023 e 2025 assumiu a direção da Banda Juvenil da Banda Marcial de Fermentelos, contribuindo para o crescimento artístico e formativo dos seus jovens executantes.
Atualmente exerce funções de Maestro Assistente da Banda Marcial de Fermentelos, cargo que desempenha desde 2023. Desde 2025 assume igualmente a direção artística da Banda de Angeja, conciliando ambas as funções. Mantém uma ligação próxima e ativa à Banda Marcial de Fermentelos, continuando a contribuir com os seus conhecimentos e experiência enquanto docente da Escola de Música, executante e maestro assistente.
Actividade do Ano 2026
Executantes
A formação actual da Banda Marcial de Fermentelos integra cerca de setenta elementos.
A sua maioria inicia a sua formação na Escola de Música da instituição, dando-lhe sequência em Conservatórios, Escolas Profissionais e Universidades, quer nacionais quer estrangeiras.

Adriana Duarte
Sax. Alto

Adriana Fonte
Trombone

Afonso Xavier
Percussão

Alexandre Brigeiro
Trompa

André João
Trompa

Andreia Pereira
Fagote

Andreia Rodrigues
Flauta

António Lemos
Trompete

António Nolasco
Bombardino

Artur Jorge Santos
Tuba

Beatriz Lemos
Percussão

Bruna Rodrigues
Clarinete

Cândido Santos
Clarinete

Carlos Rodrigues
Tuba

Carlos Silva
Trombone

Cátia Nolasco
Flauta

Diogo Diogo
Trompete

Diogo Vela
Sax. Tenor

Edgar Silva
Sax. Tenor

Fabiana Fonte
Sax. Alto

Fábio Oliveira
Clarinete

Fábio Rodrigues
Tuba

Fausto Lemos
Trombone

Fernanda Amorim
Oboé

Fernanda Simões
Clarinete

Fernando Estima
Bombardino

Filipe Esteves
Trompete

Francisco da Ana
Sax. Alto

Francisco Rocha
Sax. Alto

Francisco Silva
Percussão

Gabriel Dias
Trombone

Helder Freitas
Tuba

Helder Roque
Percussão

Horácio Pires
Tuba

Inês Andrade
Clarinete

Inês Lemos
Clarinete

Joana Nolasco
Flauta

João Brigeiro
Trompa

João Grangeia
Sax. Alto

José Pedro Dias
Clarinete Baixo

Leonardo Marques
Clarinete

Leonardo Santos
Percussão

Lúcia Dias
Clarinete

Mafalda Massadas
Flauta

Manuel Azevedo
Trompa

Margarida Nolasco
Oboé

Martim Pires
Percussão

Maurília Fernandes
Clarinete

Melanie Oliveira
Sax. Alto

Miguel Martins
Flauta

Nelson Raposo
Sax. Tenor

Noémio Gonçalves
Bombardino

Pedro Costa
Sax. Tenor

Pedro Gonçalves
Trompete

Pedro Pacheco
Trompete

Pedro Pires
Trombone

Raul Pires
Clarinete

Raul Tavares
Trompa

Ricardo Pires
Sax. Alto/Soprano

Ricardo Torres
Clarinete

Rita Dias
Clarinete

Rodolfo Pires
Percussão

Rodrigo Figueiredo
Trompete

Rodrigo Massadas
Flauta

Rodrigo Seabra
Clarinete

Ruben Silva
Trompa

Rui Geraldo
Percussão

Rui Lemos
Trombone

Sara Lemos
Fagote

Sofia Grangeia
Flauta

Tiago Nolasco
Sax. Barítono

Tiago Pires
Clarinete

Tiago Santos
Trompete
Retrospectiva
Do brilhantíssimo palmarés que conquistou neste quase século e meio de actividade ininterrupta, recordam-se as participações nos certames musicais que regularmente se realizaram nas décadas de 30 a 50 do século passado, em todo o distrito de Aveiro.
A Banda Marcial de Fermentelos participou inúmeras vezes em festivais organizados pela então designada FNAT- Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho, ficando célebres as actuações realizadas em Coimbra, Aveiro e Porto.
Deixam, igualmente grata recordação os concertos no Pavilhão dos Desportos em Lisboa, no Festival de Vigo (1983), no Parlamento Europeu, em Estrasburgo (2000), nos ciclos intitulados “Bandas em Concerto” organizados pela Delegação Regional de Cultura do Centro (2006, 2007, 2008 e 2011), nos Festivais Internacional de Bandas Amadoras em Cascais (2001), Ibérico de Bandas Civis em Palmela (2002), Internacional de Bandas e Fanfarras de Alhandra (2003) e Certame Internacional de Bandas de Boqueixon (2008 e 2009).
Prima pela participação em concursos de bandas, sendo de destacar o 3º Prémio na Categoria I obtido no 1º Concurso Internacional de Vila Franca de Xira (2006), assim como o 2º lugar na Secção em que participou (a 2ª) alcançado no 123º Certame Internacional de Bandas de Música “Ciudad de Valencia – 2009”.
Foi a primeira banda filarmónica amadora a actuar na Sala Guilhermina Suggia, da Casa da Música no Porto (2007)”, a convite do seu Director Artístico. Em 2008 participou no concerto intitulado "Alma - Cantata Profana", da autoria do Maestro Luís Cardoso e Secretário da Mesa da Assembleia Geral de instituição, um tributo de homenagem ao deputado e político aguedense Manuel Alegre, concerto este que contou com a participação da mezzo-soprano Margarida Reis e dos oito grupos corais do concelho de Águeda, em espectáculos que juntaram no mesmo palco cerca de 450 pessoas.
Por deliberações da Assembleia Geral da Banda Marcial de Fermentelos, foram atribuídas as seguintes distinções honoríficas:
Maestro Honorário: António Lemos da Rosa
Sócio de Mérito: António Adaíl Pires da Rosa
Sócio Benemérito: Comendador António Soares de Almeida Roque
Presidente da Direcção Honorário: Ulisses Carvalho de Jesus
Presidente da Assembleia Geral Honorário: Comendador Engº Adolfo Nunes da Cunha Roque
Sócio Honorário: Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro
Em 2011, por decisão do governador civil no âmbito das comemorações do 175º aniversário do governo civil do distrito de Aveiro e em reconhecimento pelos mais de 100 anos de existência, e pelo decisivo contributo para o engrandecimento do distrito bem como pelos relevantes serviços prestados ao país, foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Distrital.
Galerias
A história da Banda Marcial de Fermentelos, contada em imagens e documentos de época.

Banda

Documentos Históricos

Distinções Honoríficas

Figuras de Destaque

Maestros

Momentos Históricos

